segunda-feira, 14 de março de 2011

Estudando para Sociologia...

O que é Sociologia?


Sociologia é a ciência que estuda e propõe-se a explicar o funcionamento da vida social. Ela analisa o fato social, as condições que levou o fato social e as consequências do fato, tem como objetivo explicar e propor soluções.
A primeira vez que a sociedade se tornara objeto de estudo, foi no século XVIII um período marcado por grandes transformações. A revolução Industrial e Francesa mudaram completamente o curso da sociedade. Com a revolução industrial, teve o inicio do sistema capitalista que gerou nomas formas de viver, destruição de costumes, automação, aumento de suicídios, transformação urbana, prostituição, violencia, formação do proletariado. O processo de industrialização, também refletiram em transformações de pensamento (mais radical e cientifico), as explicações religiosas e o senso comum foram perdendo espaço aos poucos.
A revolução Francesa foi muito importante para o surgimento da sociologia, pois ela era influenciada pelo iluminismo, a populção era incentivada pelos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, lutava pelo fim das injustiças sociais sob forte influencia da burguesia na época. Os reflexos sociais causados pelas mudanças economicas e politicas criaram um ambiente de desordens e assim surgiram alguns pensadores interessados em reorganizar a sociedade, formando assim a sociologia, onde o objeto de estudo é a sociedade.

Teóricos


Augusto Comte: Foi o principal representante do positivismo. O positivismo foi a primeira corrente teórica que analisou o homem em sociedade, nessa teoria o que ocorre no momento é mais importante do que no passado. A teoria tinha como objetivo resolver ou propor soluções e usava a razão para conhecer a realidade do homem, nela a sociedade deveria ser igualitária e combater a desigualdade.

Karl Marx: Ele defendia a idéia de que a visão da realidade não deve ser explicada com base em uma vontade divina, afirmava que o homem sempre existiu em uma sociedade que o supera. Isso mostra que Marx tinha o ponto de vista ateísta. Ele critica o capitalismo e o sistema de produção, a mais-valia, a desigualdade social e a "alienação"( pessoas que são influenciadas e não expressam suas ideias publicamente) teriam surgido com o início do capitalismo.


David Émile Durkheim: Era inspirado no positivismo de Comte, para ele a sociedade é mais imporatante do que o indivíduo, por isso os indivíduos deveriam estar sempre cumprindo as regras e as leis, o individuo obedece as leis e não tem o direito de modifica-las, quem não obedecesse deveria ser punido.


Maximillian Weber: Para Werber o indivíduo moldava a sociedade através das ações. Descordava com Marx sobre a origem da desigualdade, que teria surgido com a reforma protestante e não com o início do capitalismo.

Alienação


A alienação teria surgido com a desigualdade e é dividida em duas classes:


  • Tutores -> São as pessoas que influenciam, alienam, constituída por uma pequena parte da sociedade.
  • Menoridade -> São as pessoas que são influenciadas, alienadas, constituída pela maioria da sociedade.
Dois pensadores sugeriram soluções para acabar com a alienação:


  • Kant -> Segundo Kant, o homem deveria deixar a pacatês de lado e pensar por si mesmo e divulgar seu pensamento, dessa forma aprenderíamos a caminhar sozinhos após cometer alguns erros.
  • Voltaire: Segundo Voltaire, as escolhas deveriam passar pelo criterio do pensamento, devemos ousar pensar por nós mesmos e analisar os projetos com muito cuidado antes de tomar decisões, sem entregar nossa alma a quem quer que seja.
Os dois pensadores possuem metodos em comum quando se trata da liberdade, para os dois o fim da classe menoridade só aconteceria se as pessoas pensarem por si mesmas e analisar o pensamento dos outros.


Diferença entre sociedade e comunidade


Sociedade:  
É um grupo de indivíduos que compartilham normas e costumes, pessoas de várias nações, unidas por crenças, tradições ou valores políticos e culturais comuns. O uso da sociedade também é comum no comércio, nas empresas, quando um grupo de investidores inicia um negócio.


Comunidade:
É o conjunto de pessoas com interesses mútuos que vivem no mesmo local ou não, de modo íntimo, privado, intenso e exclusivo. É a forma de estabelecerem relações de troca, onde um ajuda o outro.


Então a diferença entre sociedade e comunidade, é que a sociedade nasce de um acordo, um contrato entre os indivíduos e na comunidade a base da participação é de pessoas comuns.




Fim do conteúdo...






0 comentários:

Postar um comentário