quarta-feira, 30 de março de 2011

Estudando filosofia

Escolas pré-socráticas


Escola Eleática:
Recebe esse nome da cidade de Eléia, local em que foi criada. Ela foi a primeira e única escola a usar somente a razão como busca de conhecimento.

Escola Pluralista:
Também conhecida como mecanicista. Defendia a idéia de que não havia um princípio único, a origem provém da existência de várias partículas e da junção delas.


Escola Jônica:
Nessa escola os pensadores defendiam a idéia de que tudo se origina de um único elemento, a natureza está sempre sofrendo mudanças, em perpétuo movimento. Tinham como objetico buscar a verdade, a totalidade, a ética e a política.

Escola Pitagórica:
Defendia a idéia de que tudo se origina de vários elementos, partículas que são representadas por números (os números são a origem) mistura tendências religiosas com o mito.

Escola Atomista:
Nessa escola, a origem de tudo são os átomos, que na época eram indestrutíveis e indivisíveis, descartavam a explicação por meio da religião. O mundo está em constante transformação.


Filósofos Pré-socráticos


Tales de Mileto:
Ele é considerado o marco do início da filosofia, foi o primeiro filósofo. Foi quem criou a escola Jônica(como visto acima, defende a idéia do princípio único) para Tales, o princípio único de tudo era a água.

Anaxímandro de Mileto:
Foi sucessor de Tales, também defendia a idéia de princípio único, mas sua phýsis(origem) não era a água, era o apeíron(natureza diferente, ilimitada, indefinida e infinita).

Anaxímenes de Mileto:
Foi discípulo de Anaxímandro, estudava a metereologia e foi o primeiro a falar que a Lua recebe luz do Sol. Mesmo sendo sucessor de Anaxímandro, discoradava que a natureza fosse indefinida e sua phýsis era o ar.

Parmênides de Eléia:
Para Parmênides, os sentidos nos faz pensar que tudo está sempre em movimento, em constante mudança. Mas esses sentidos nos confundem, pois o ser é imóvel e imutável, se se movesse se transformaria naquilo que ele não é.

Zenão de Eléia:
Discípulo de Parmênides, ficou conhecido entre os gregos como criador de dificuldades sem solução, ele não pretendia rebater diretamente as teses que combatia mas sim mostrar os absurdos daquelas teses, tomava as idéias adversárias e as conduzia a conclusões contraditórias.


Leucipo de Mileto:
Criador da teoria dos átomos e materialista.


Demócrito de Abdera:
Sucessor de Leucipo, também materialista (tudo é matéria), sua phýsis eram os átomos, que se movimentam no vácuo e quando se chocam e se unem fazem com que coisas nascem.

Heráclito de Éfaso:
Sua phýsis é o fogo primordial que arde eternamente. Para ele o mundo está em constante mudança e tudo o que se acha que é permanente é ilusão.

Pitágoras de Samos:
Sua phýsis eram os números, que estão presentes em todas as coisas sendo visíveis ou invisíveis.

Sócrates
Era considerado um dos homens mais inteligentes e sábios, demonstrava uma grande necessidade de demonstrar o conhecimento para o povo grego, transmitia seus conhecimentos pelo diálogo, buscava o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano. Não foi bem aceito pela aristocracia da época, por críticas que fazia sobre a cultura grega. Por suas idéias inovadoras, chamou muita atenção dos jovens e ficou popular, com isso a elite com medo de Sócrates realizar mudanças na sociedade, foi condenado a suicidar-se.

1 comentários:

Anônimo disse...

muito boom..obrigada!!! me ajudou muito (;

Postar um comentário